Os cariocas são maravilhosos na arte de mudar as palavras pela sua pronúncia; temos inúmeros exemplos de palavras, cujo uso se impõe sobre a forma original com tanta força que elas se modificam mesmo, produzindo-se o efeito de adoção generalizada de sua nova forma, acariocada.
É o caso da palavra impressionante que acabou perdendo na pronúncia a sílaba im e transformando-se em pressionante.
E reparem que ao ser pronunciada, ela tem uma acentuação tão típica, tão carioca, tão especial, carregada de todos os sentidos que lhe foram atribuídos que sequer sentimos falta daquele pedacinho que subtraímos da palavra original, o tal im.
Vejam como fica mais interessante adicionarmos essa palavrinha nas nossas trocas de idéias, em nossas saudáveis fofocas diárias com amigos, vizinhos, desconhecidos, conforme reza o costume em terras do Rio:
- É demais o gosto do brasileiro por uma boa briga, um bate-boca na esquina e até uma desgraça.Basta um aceno de algo assim, que todo mundo sai correndo, interessado em saber do que se trata. Pressionante!
Alguém discorda que os tipos vilões, o cafajeste de nascença, o mau-caráter juramentado enfim, os meliantes da vida, são muito mais atraentes que os bonzinhos e bem comportados. Querem ver?
- A Thaís, a gêmea má da novela global Paraíso Tropical é muito mais interessante que sua irmãzinha sem tempero, a chatolina Paula. Pressionante!
Também ao falarmos dos problemas que nos atormentam nessa conjuntura atual, o recurso dessa palavrinha dá uma suavizada no desabafo:
- A gente agora se deu conta como andar de avião é assustador. Já pensaram como a gente estava desinformada desse mundo perigoso? Pressionante este país!
Pra fazer o típico deboche brasileiro,aí então fica melhor ainda, uma simbiose perfeita:
- Essas mulheres cheias de plásticas estão horrorosas. Verdadeiras piratas! Pressionante!
E por aí vai. Essa é uma marca carioca, que me perdoem os demais brasileiros, pois ninguém tem esse charme para modificar e usar as palavras como os cariocas. Pressionante!!!
4 comentários:
Pressionante!
Adorei a crônica Rose!
Como carioca da gema devo admitir que não a coisa melhor do que reinventramos as palavras para facilitar a comunicação!
Boa sorte nos novos projetos!!
Beijos Clarissa :))))
Muito boa essa crônica!!!!!
Pressionante!
bjs
Paulinha
Rose, minha querida!!!!
Entrei logo no Blog, adorei ver vc produzindo, se expressando... Qq hora eu deixo um comentáriozão lá, com certeza...
Bjs, Xandoca
31/08/2007 07:36
Rose, que bom ter notícias suas.Pode deixar que vou visitar e divulgar.Felicidades.
Mônica Santos
7/8/2007-00:06:29
Postar um comentário