sábado, 4 de outubro de 2008

ESPERANÇA EM QUÊ? EM QUEM? EIS O DILEMA

Já contei pra vocês aqui, em uma crônica passada, das minhas andanças pelo terreno católico onde fui até filha de Maria, mas isso foi há séculos, quando era adolescente. Aí não me esqueci da doutrina dessa religião, sobretudo em alguns pontos centrais.Por exemplo, a questão das virtudes e dos vícios. As virtudes são uma espécie de ferramenta sobrenatural, que nos ajudam a praticar o bem, elas seriam algo mais abstrato, de ligação mais direta com Deus e seus agregados. Nós as recebemos, pela primeira vez, na hora do Batismo e as perdemos ao cometer pecados graves, que são reabilitadas pelo sacramento da confissão. É por não praticarmos atos de virtude que acabamos adquirindo na alma uma força má, que é o contrário da virtude, o chamado vício.
Não me perguntem o porquê de algumas pessoas, que não são católicas e, portanto, não são batizadas, terem algumas virtudes cristãs. Não sei explicar, não tenho a menor idéia. Talvez isso faça parte daqueles furos que têm todas as religiões.
Existem virtudes que são nobres, que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade. Mas existem muitas outras virtudes que nos levam a agir corretamente, como é o caso das chamadas virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Força e Temperança.
Cá pra nós, essa minha aulinha está parecendo uma cantada pra vocês se converterem, uma espécie de recaída minha nos braços do catolicismo. Ledo engano, queridos. Já estou em braços afrodescendentes, como simpatizante, por pura necessidade existencial, digamos assim. Mas vocês devem estar se perguntando: por que, cargas d´ água, esse papo um tanto quanto esquisito, tratando-se desse público leitor do Blogorodó, cheio de hereges juramentados? Respondo rápido. Não tem nada a ver com religião. Apenas foi um longo intróito, pra encher linguiça. Coisas de cronista.
A virtude da Esperança tem um lugar especial nesses últimos tempos, em particular no domingo, dia 5 agora de outubro, dia de eleição pra prefeito e vereador. Não faz sentido? Afinal, quando se vota, supõe-se haver uma certa dose de esperança, no mínimo. Como votar pra prefeito, o nosso síndico citatino, se não acreditarmos que vai melhorar nossa cidade, nossas relações de cidadania? Aí que a vaca torce o rabo. Eu, por exemplo, estou desprovida de qualquer dosagem da virtude esperança. Não acredito mais em nada, estou brigada com a política, com as possibilidades do bem-estar-social local, regional, nacional, internacional e planetário. Como votar? Mas ao mesmo tempo o meu passado devoto dessa virtude esperançosa, fica me soprando: como votar nulo? vote no Gabeira, ele é um cara sério e honrado, até já seqüestrou embaixador financeiro, digo americano, só isso o faz merecedor de seu voto.
Vejam o meu dilema. Pudera! O Rio de Janeiro vive um longo processo de Atração Fatal por maus governantes, com rara exceção, é um atrás do outro, em todos os níveis, virou um vício fluminense desprovido de qualquer charme. Vejam agora nessa eleição pra prefeito, se o Gabeira não for pra segundo turno, restará aos cariocas o triste destino de escolher entre o Diabo e o Capeta. Não merecíamos esse castigo. Só pode ser penitência pra purificação das nossas sofridas almas.

7 comentários:

Unknown disse...

Rose
Recaída e QUE recaída, minha amiga! Pegou pesado no catolicismo!Batismo, pecado, confissão, etc, foi tudo inventado pelo Homem. A natureza boa ou má já nasce com a gente e pode ser moldada, talvez, de acordo com o meio em que se vive, com os estímulos a que se é submetido durante a vida. Quanto ao Gabeira, meu voto é prá ele,sim,embora tenha pouca esperança,confesso.Há que se investir, e muito,e pesado, e continuamente,e a muito muito muito longo prazo, na principal mudança que nossa sociedade necessita: a mentalidade do POVO. Os governantes e as opções de governantes que temos hoje, refletem exatamente isso. Enquanto se achar que a "lei do Gerson" é que é a melhor, que o governante tem que ser íntegro mas eu posso passar o meu vizinho para trás, nada vai mudar. Não adianta mudar o alto escalão se o baixo escalão está todo contaminado. É como uma orquestra, tá tudo desafinado!!!! E a única forma, a meu ver, é um investimento pesado em educação (e olha que eu sou médica, hein? Você esperaria que eu falasse "saúde",não?)
Bjs e boa eleição a todos! Deus permita que tenhamos alguma opção de escolha no segundo turno!
Carmen Cervasio

Anônimo disse...

Olá Rose!

Gostei da analogia que fez. Eu também ando muito descrente, sem fé em relação a política...Dessa vez nem vou votar...vou justificar, por um lado isso traz um alívio...apesar que sei da importancia imprescindível do voto.
Enfim, fico encanta em ver esse seu lado cronista! Como vc escreve bem! Amei!
Eu estava sem receber suas cronicas, por problemas no meu email, mas agora estarei sempre aqui!
Bjos e parabens! Bom fds!

Anônimo disse...

Olá Rose!

Gostei da analogia que fez. Eu também ando muito descrente, sem fé em relação a política...Dessa vez nem vou votar...vou justificar, por um lado isso traz um alívio...apesar que sei da importancia imprescindível do voto.
Enfim, fico encanta em ver esse seu lado cronista! Como vc escreve bem! Amei!
Eu estava sem receber suas cronicas, por problemas no meu email, mas agora estarei sempre aqui!
Bjos e parabens! Bom fds!

Tony Pelosi disse...

Rose, olha que intrigante... estava andando pela rua da Passagen (nunca ando por la`, ainda mais a pe`), entrei numa loja semi-exoterica (isso existe??) que vende artigos da Indonesia. Uma senhora , com aquela cara de tia que ensinava a turma ao lado no seu primeiro grau, sorridente me deu boas viindas e paos meia duzia de palavras, apontando para um gongo tailandes, colocou uma pequena marreta em minhas maos e me convidou a dar 3 toques, invovcando...Fe`, Esperanca e Caridade..
Abro meu email e dou de cara com seu blog, que leio avidamente e chego auma conclusao semi-exoterica (a prima da meio-gravida) ;
BORA VOTAR NO GABEIRA!!!!
bjs Tony Pelosi

Anônimo disse...

Muito bom!!!VC escreve maravilhosamente bem.... A Vida vale se a gente tem coragem . E eu sei que vc é uma dessas pessoas que tem que recair sempre para mostrar o que vc tem`como ser.Obrigada pelos passos e pela fé que tem as suas palavras.
Um beijo
Uma admiradora

Anônimo disse...

Oi Pé de Serra,

Ao contrário de você, eu ainda tenho resquícios de esperança na política em nosso país, aliás, se eu não tiver esperanças, de quê viverei?
Bjos
Guida

Anônimo disse...

Adorei!É Rô por derradeiro, com toda sua irreverência. Séria e divertida. Parabéns, Coração!Bjs
Almé