sexta-feira, 21 de setembro de 2007

BEM ACOSTUMADA


Sempre impliquei com essa afirmação que volta e meia é feita por pessoas muito próximas – mãe, pai, irmãos, amores, amigos- quando se referem a coisas boas feitas a mim continuamente:
- Você foi muito mal acostumada, só quer saber de moleza!
Pergunto: se a ação é boa, como pode significar que eu tenha me acostumado mal? Ora, bolas! Trata-se, sim, de ter me acostumado bem. Mas, sem dúvida, mereço o troféu de Bem Acostumada em muitas coisas, ao longo de minha vida. Faz parte da minha natureza, não tem jeito mesmo!
Na minha adolescência, estudante na capital, quando ia passar as férias no interior, na casa dos meus pais, minha mãe mandava fazer todo santo dia, um franguinho assado, de minha inteira propriedade, resultado de seu cultivo particular, com ração especial, cheia de frescuras, em cercado próprio que tais cuidados exigiam para os franguinhos da Rose. Nem preciso dizer que tal operação doméstica provocava uma ciumeira nos meus irmãos.
Bem Acostumada, já adulta, outra manifestação dessa minha condição foi a exploração dos meus irmãos mais novos – Tião e Fafá – que realizavam todas as minhas operações burocráticas, pessoais e institucionais. Eu simplesmente não fazia nada. E, aqui em off, continuei anos a fio, em fase adultíssima, explorando os amores e as serviçais domésticas, com essas exigências de Bem Acostumada. Que posso fazer? Fui Mal Acostumada! Rs...
Mas, como tudo na vida tem seu reverso, eu paguei o ônus dessa condição. Fiquei totalmente dependente dessa tal Bem Acostumada vida. Ai de mim sem ela! Minha vida teria sido, ao que tudo indica, muito diferente.
Desaprendi coisas cotidianas tipo usar cartão de banco eletronicamente. Nas vezes em que não tem jeito e tenho que ir ao banco, acabo perdendo os cartões dentro das caixas eletrônicas, me atrapalhando com as senhas, essas coisas.
Resultado: sobra um trabalho danado a essa dependente Bem Acostumada: repor os cartões, ter que ir mais ao banco, trocar as senhas e que tais. Enfim, um castigo merecido.
De todo modo, apesar dos pesares, recomendo: se você tiver chance não abra mão de uma vidinha Bem Acostumada. É a exploração mais sem culpa das relações capitalistas. Corra atrás!

12 comentários:

Anônimo disse...

Rsrsrsrsrsrsrs....Essa é a Rose Serra q eu conheço!!!!
Bjos!!!!

Anônimo disse...

Rose,
Eu sou da tua turma , fui muito bem acostumada . Foi bom ? Ruim ? Não sei , só posso dizer que essa é a minha história , portanto , deve ter sido merecida e boa , era exatamente o que eu precisava para ser quem eu sou hoje.
Muitos bjs !
Mônica Marques

Anônimo disse...

Olá Rose,
Que alegria ler suas crônicas e descobrir, mais uma vez, a força e a luz da minha amiga. Lembrei de quando nos reuníamos na sua casa e todas ficavamos mal acostumadas com o carinho e a comidinha maranhense de sua mãe e a cumplicidade de Fafá e Tião... É minha amiga, fiquei com saudades...
Sucesso!!!!!
Beijos,
Sueli

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

OI ROSE, ESPEREI A SUA CRÔNICA COM ANSIEDADE,MAS AINDA ESTOU EM DÚVIDA SE VC E A PROFº QUE EU TIVE MESMO, PORQUE ESSA ROSE PARA MIM E NOVA.

Anônimo disse...

Cara Rose,
incrível as suas atividades criativas e artísticas. O poder
de criação do homem é infinito. Parabéns!!!
Angela Neves

23/09/2007 09:22

Anônimo disse...

oi, Rose estou bem feliz com esta sua iniciativa de escrever, vc tem jeito e a gente se diverte!!! afinal precisa ter coragem para se expor e falar de sentimentos pessoais!!!! é bom tb porque conhecemos outros lados não tão visíveis a olho nú, por ex,vc não saber usar o caixa eletronico!!! surpresas acontecem!!
um beijo carinhoso da sempre amiga,Sonia.
24/09/2007 15:25

Anônimo disse...

Oi Rose, tudo bem? Parabéns, estou adorando ler o seu Blogorodó. Saudades.
Lúcia Menezes

Anônimo disse...

Rose
Essa é a sua cara!!!Uma homenagem para nossa querida mãe,para o Sebastião e pra mim também...beijo
Fafá.( e com saudades desses tempos)

Anônimo disse...

Querida Rose
Tenho acompanhado sua metamorfose por meio virtual. Certamente vou ter a oportunidade de te cumprimentar pessoalmente por isso, pois sinto que vc está muito feliz. Da minha parte, apesar da distância torço muito por vc. Sei que é reciproco.
Beijos e até breve, Yolanda

Anônimo disse...

Comentários e saudades

Olá, minha querida Rose

Tenho lido suas crônicas no Blogorodó que, diga-se de passagem, estão ótimas!
Fiquei "Bem acostumada" a visitar o Blog... Fico à vontade pra dizer que fiquei muito tocada e sensibilizada com a poesia contida na crônica: "Amigos e Amantes", e me bateu uma saudade muito grande de vocês...
Enfim, estou adorando as crônicas e quero parabenizá-la por essa iniciativa e compartilhar com os amigos de seus sonhos, reflexões e muito sentimento.

Um super beijo
Margarete
21/09/2007 20:49

Anônimo disse...

Tia Adorei tds as suas crônicas!Não conhecia esse lado da senhora, mas digo q não me surpreendi, pois td posso esperar da senhora e isso só confirma a admiração q tenho por vc!Saiba q serei uma frequentadora assídua do seu blog!
Bjos saudades!!!
Carla Serra