sexta-feira, 7 de setembro de 2007

AMIGOS E AMANTES



Hoje eu acordei querendo fazer uma homenagem a essas duas entidades da existência humana, os amigos e os amantes, necessidades permanentes do ser humano do planeta terra.
Alguém poderia viver sem se sentir amado ainda que por um único amigo? Não creio. Ao longo de minha vida, fiquei convencida que essa primeira entidade tem uma característica básica: são poucos e raros, aqueles que merecem ser chamados de amigos. Cada pessoa tem alguma forma particular de definir um amigo além daquelas usualmente feitas, que é a pessoa que nos ame incondicionalmente,que nos diga coisas que precisamos ouvir, sobretudo, que é com quem se pode contar em todas as horas, boas e, principalmente as más. A minha forma individual diz respeito não propriamente às palavras, ao que me é feito, mas a algo que sinto por dentro delas. Refiro-me ao que capto de verdadeiro sentimento nas palavras que são ditas e isto não tem fórmula nem se refere às coisas em si mesmas que o amigo oferece a você, mas ao que de mais profundo ele transmite energeticamente através das palavras e ações que nos oferece. Por exemplo, quando o amigo me pergunta como vai você, eu sinto o quão de dosagem de amor ele passa através de uma pergunta aparentemente banal e mecanicamente dita em todos os lugares do mundo. No entanto, o que ele me manda diretamente ao coração, somente eu vou sentir de maneira especial, como uma frase inventada naquele momento pra mim. Dá pra entender?
As demais palavras, ações ou até as omissões estão carregadas desse sentimento mágico que por amor identifico em tudo que o amigo me diz e faz e também até quando me magoa por alguma razão.
Quanto à outra entidade, os Amantes, eles são o complemento dos amigos e, em certa medida, dependendo deles, são o prolongamento dos amigos. O que é ser um amante? Pra mim, a função primordial do amante é preencher a necessidade de prazer do nosso corpinho sedento desse alimento natural, fazendo-o com emoção e uma certa taradice. Porque amante tem que ter uma dose considerável de loucura física, de desassossego carnal, caso contrário seria apenas um amigo que faz amor com a gente. Aliás, tenho uma conhecida que diz que os amigos também servem pra transar com a gente, porque ela pergunta: vamos transar com quem, com os inimigos? Claro que nessa eventualidade, ela se refere a alguém atender a uma carência e imperiosa necessidade de um amigo. Mas, isso é polêmico e é raro que funcione, uma vez que ser amante supõe tesão, ingrediente não presente costumeiramente nas amizades.
Na verdade, o ideal para mim é se pudéssemos juntar essas duas entidades maravilhosas numa só, o Amigo Amante. Não seria perfeito?

8 comentários:

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras de Oscar Wilde:

"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade é uma ilusão imbecil e estéril".

Anônimo disse...

Esse "Amigos e Amantes" é o meu texto predileto, talvez porque gostaria de tê-lo escrito, ou pela certeza que ele trará consigo outros textos, todos agradecendo esta coisa maravilhosa que é ter amigos e amantes, ambos fundamentais para se equilibrar na corda bamba da vida.
Parabéns Meu Coração, continue nos brindando com suas paravras diretas, claras e gostosas de ler.
Aqui também caberia aquele belo texto de Vinícius de Moraes sobre amigos.
Um cheiro,
Maria Olívia

Anônimo disse...

Oi Rose !!!

Mande sempre suas crônicas, gostei muito ! parabéns pelo trabalho.

Abraços.

Dircinha Abramides


08/09/2007 09:11

Mônica Oliver disse...

Rose, em Amigos e Amantes você traduz o sentimento e desejo de compartilharmos nossas vidas com o outro. Que tenhamos ambos, amigos e amantes para a vida e na medida certa de nossas emoções.
Um abraço,

Mônica

Anônimo disse...

Rose , adorei "Amigos e Amantes" , e concordo qdo vc diz q sentimos no coração o sentido exato de uma pergunta aparentemente banal , os amigos tem esse dom de nos fazer sentir o que existe além da palavra , acho q por nos identificarmos com o amigo o conhecemos além do esperado .
Amantes amigos e amigos amantes , assim é a vida ,muito bom e parabéns !
Bjs
Mônica Marques

Anônimo disse...

OI ROSE,
Vc escreveu com alma de poeta.Parabéns, tocou o lado esquerdo do peito e me fez pensar ~mais na importância dos amigos verdadeiros ....beijo Fátima

Anônimo disse...

Prezada Rose,

... Parabéns pelo seu blog que venho lendo com o maior interesse....

abraço,

Rodrigo

09/09/2007 19:32

Anônimo disse...

Rose,
Apesar de ter tentado, ainda não consegui abrir o seu blog, mas parabéns pela iniciativa e por esta fase de expansão, criatividade e desafios.
Em breve lhe encaminharei os meus comentários.
Abraço,
Alba

03 Sep 2007 11:58:21